Malária

 

 

É uma doença infecciosa causada por um protozoário unicelular do gênero Plasmodium (Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum - o mais letal -, Plasmodium malarie, Plasmodium ovale), que aniquila os glóbulos vermelhos do sangue, tornando as pessoas anêmicas. Em casos mais graves, bloqueia a circulação, levando à morte.O tempo de incubação da doença é de 7 a 20 dias. A doença é mais perigosa do que a dengue, mata cerca de 2 milhões de pessoas e atinge entre 300 milhões e 500milhões de pessoas por ano..

O nome malária é proveniente da expressão italiana mau aire, que significa mau ar ou ar insalubre, que pode trazer doença. Erroneamente, antigamente acreditava-se que a doença era causada pelas emanações e miasmas dos pântanos.

 

Como se Proteger

Sintomas

Formas de Contágio

A transmissão natural é mais comum em áreas rurais e semi-rurais, mas pode ocorrer em áreas urbanas, principalmente na periferia. A transmissão ocorre basicamente no interior das habitações, embora também possa ocorrer ao ar livre. Em altitudes superiores a 1500 metros o risco de aquisição de malária é pequeno.

Tratamento

Consulte o seu médico ou procure um posto de saúde.