Eletricidade  

As empresas fornecedoras de energia elétrica não são capazes de fornecer energia com qualidade exigida por aparelhos eletrônicos sensíveis (isso em qualquer parte do mundo).

Além disso, uma simples queda de energia é tudo o que você precisa para perder seus dados. E caso o problema com a energia elétrica ocorra enquanto o seu computador está gravando um arquivo - mesmo que este já tenha sido gravado antes - você pode perder este arquivo ou, até mesmo, o disco rígido inteiro.

A energia pode sofrer pequenos aumentos momentâneos na voltagem, grandes e instantâneos aumentos na voltagem, perda total (blecaute), pequenas perdas na voltagem e interferência eletromagnética ou interferência de freqüência de rádio.

Pequenos aumentos na voltagem (Surto de Energia) são causados pela presença, na vizinhança, de motores que requerem uma alta carga de energia, como: eletrodomésticos (arcondicionado, etc.). Quando estes aparelhos são desligados, a voltagem extra é dissipada através do cabo de energia.

Computadores e aparelhos eletrônicos sensíveis são projetados para receber energia dentro de um certo limite de voltagem. Qualquer voltagem fora do aceitável pode causar uma forte tensão em componentes sensíveis e causar falhas prematuras.

Grandes e instantâneos aumentos na voltagem (Pico de Energia) podem entrar em equipamentos eletrônicos através de cabos de uma rede, seriais, de linhas telefônicas e de energia; e danificar ou destruir componentes completamente.

São causados por curtos, após a restauração da energia depois de um blecaute devido a um temporal ou acidente de carro.

A perda total de energia (blecaute) é causada pela sobrecarga de transformadores, raios, acidentes de carro, etc. Trabalhos executados na RAM e no cache são perdidos; a FAT também pode ser perdida, o que resulta na perda total dos dados armazenados no disco rígido.

Pequenas perdas na voltagem (Queda de Voltagem) é o problema mais comum com a energia elétrica. São normalmente causadas pela alta exigência de energia causada por aparelhos elétricos (incluindo motores, compressores, elevadores, etc.). As companhias de energia elétrica se utilizam da queda de voltagem para poderem lidar enormes exigências de energia: A voltagem é sistematicamente diminuída em certas áreas por horas ou mesmo dias. Isto acontece, tipicamente, em dias quentes de verão, quando incontáveis aparelhos de ar condicionado sugam uma enorme quantidade de energia.

Numa dessas quedas de energia, o computador pode não ser abastecido com a "quantidade" de energia que ele precisa para funcionar. Isto pode causar travamento do teclado ou, não raro, de todo o sistema, o que provoca perda ou corrupção dos dados armazenados.

Quedas de Voltagem também reduzem a eficiência e a vida útil de equipamentos elétricos, principalmente motores.

A Interferência eletromagnética e a interferência de freqüência de rádio (Ruído) deturpam o sinal (onda) que a companhia de energia emite.

São causadas por muitos fatores e fenômenos incluindo raios, geradores, transmissores de rádio e equipamentos industriais. Podem ser intermitentes (não são contínuas)ou crônicas (duram muito tempo).

Como se Proteger

Você já deve ter ouvido falar em filtro de linha, estabilizador e No Break. O que é melhor afinal?

Como Economizar Energia Elétria

Banho quente, casa bem iluminada; essas e outras coisas do dia-a-dia podem virar uma surpresa desagradável quando chega a conta da luz. Não é preciso abrir mão da comodidade, mas alguns cuidados na instalação, conservação e uso ajudam a reduzir o consumo e economizar dinheiro (até mesmo para comprar mais eletrodomésticos).

Dicas Gerais 

Geladeira/Freezer

Chuveiro

Iluminação

Aquecedor de água/Boiler

Ferro de passar roupa

Máquina de lavar roupa

Aparelho de ar-condicionado

Microondas 

Elevador

Microcomputador 

Aspirador de pó 

Ventilador de teto 

Aparelho de som 

Televisão